segunda-feira, 25 de junho de 2018

Vigésima Quinta aula do semestre!

Aula na qual foi dada sequência à leitura da obra GALEANO, Eduardo. As Veias Abertas da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007, especificamente a leitura do subcapítulo "A NOSTALGIA COMBATENTE DE TÚPAC AMARU"

O elementos vistos foram os seguintes:

→ o nível de evolução científico-tecnológica das sociedades teocráticas ameríndias: astronomia, invenção do zero, cirurgias, engenharias agrônomas, matemáticas, etc.
→ os jardins flutuantes dos ameríndios.
→ as tremendas extinções de frutas, grãos, tubérculos, leguminosas, enfim, de inúmeras culturas em virtude da, nas palavras de Galeano, "febre de outro e prata" do europeus que abandonavam as plantações para enviar os índios aos socavões, às minas de ouro e prata.
→ no contexto acima, a miséria da posição dos índios, que passaram da posição de donos da terra à escravos, e, depois à peões, com a respectiva passagem de seus opressores, os europeus, de "encomendeiros" à fazendeiros.
→ a revolução de Túpac Amaru.

Ainda deu tempo para se iniciar o subcapítulo "A SEMANA SANTA DOS ÍNDIOS TERMINA SEM RESSURREIÇÃO".
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATIVIDADE DA 2ª QUINZENA: de 16 a 27 de ago.:

INSTRUÇÃO: LEIA O TEXTO ABAIXO COM ATENÇÃO, BEM COMO, OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES. AO FINAL DO MESMO, FAÇA O QUE SE PEDE: OS TIPOS DE MIGRAÇÃO AP...