segunda-feira, 2 de abril de 2018

Sexta aula do semestre!

O professor retomou a aula passada acrescentando alguns aspectos às explicações anteriormente feitas.

Em seguida, passou a explicar a resposta da questão 7, remontando, também, à alguns aspectos já elucidados na aula anterior, assim:

As estações do ano só ocorrem em virtude do movimento de translação, que é o movimento que a terra executa em torno do Sol, e, muito mais, em virtude da inclinação do eixo terrestre, que é de 23,27º. 

Corrigida esta questão, o professor passou a explicar a estrutura interna da Terra, que pode ser mais bem observada na ilustração abaixo:


O professor instigou os alunos a responderem como é possível que o homem saiba a estrutura acima apresentada, se ele nunca fez, tal qual o livro de Júlio Verne (1828-1905), uma "Viagem ao Centro da Terra"

Neste ponto, o professor comentou que os poços de petróleo mais profundos, deste perfurados pela Petrobras têm cerca de 6km. Informou que, no entanto, a Terra tem um raio equatorial de 6.378km. Então, como poderia o homem saber a estrutura interna do planeta?

Para surpresa do professor, os estudantes do semestre anterior, da T4, não lembraram da resposta. 

Diante disso, o professor fez as devidas explicações acerca das ondas sísmicas, que são os movimentos vibratórios decorrentes dos terremotos, e que permitem que o homem saiba como é o interior da Terra.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATIVIDADE DA 2ª QUINZENA: de 16 a 27 de ago.:

INSTRUÇÃO: LEIA O TEXTO ABAIXO COM ATENÇÃO, BEM COMO, OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES. AO FINAL DO MESMO, FAÇA O QUE SE PEDE: OS TIPOS DE MIGRAÇÃO AP...