Através da dinâmica da roda de leitura, do livro "As Veias Abertas da América Latina", de Eduardo Galeano, e da aula expositiva dialogada, foram estudados os seguintes elementos, que emergem da obra:
- a segunda viagem, de Colombo a América: as primeiras mudas do "ouro branco", da cana-de-açúcar (das Ilha Canárias para a República Dominicana)
- a devastação causada pelo açúcar: nas matas, solo, e homens
- os traços de três idades econômicas (mercantilismo, feudalismo e escravidão) combinados numa só: na do açúcar.
- o, por assim dizer, "nascimento" do latifúndio (monocultura, plantation) e o nordeste brasileiro como área mais rica, e, posteriormente, mais pobre em virtude disso
- a zona do rio da Prata como aquela que, entretanto, apesar de não ter este tipo de produção, não consegue se livrar do subdesenvolvimento: a carne e o couro
Blog para o "Registro da Prática" (Diário de Classe) do professor
Donarte Nunes dos Santos Júnior,
da EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADUTOS, da EMEF JEAN PIAGET,
Prefeitura Municipal de Porto Alegre – SMED/ RME
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7ª AULA: AS FUNÇÕES DO ESTADO!
Nesta aula vamos ler um pouco sobre as Funções do Estado , ouu seja, o que compete ao Estado fazer e como. Nossa leitura pode ser acessada p...
-
O professor falou sobre a retomada (1492), ou ainda, a reconquista da Península Ibérica. Através de desenhos, no quadro magnético, o prof...
-
Prezados, eis que se inicia o nosso Ano Letivo , o nosso Semestre !!! Fiquem ligados que, em breve, teremos, também por aqui, materiais par...
-
Aula na qual os alunos trabalharam leitura e interpretação de texto. O texto trabalhado foi do livro didático e versava sobre a urbanismo e ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário