Através de aula expositiva dialogada e de dinâmica de roda de leitura, conforme última aula, estudou-se elementos que emergem da obra "As Veias Abertas da América Latina", de Eduardo Galeano, a saber:
- o Brasil como o maior produtor de açúcar, e, simultaneamente, como o maior recebedor de afluxo de escravos
- a sociedade colonial brasileira: Pernambuco e Bahia
- os primeiros senhores de terra do brasil
- o financiamento holandês
- o exaurimento das terras
- a dilapidação das matas (da Bahia ao Ceará (Mata Atlântica))
- as rebeliões escravas e as crise do açúcar
- a improdutividade dos solos, pois, os colonizadores só se importavam com o açúcar e a extinção de tipos vegetacionais comestíveis (semelhantemente ao que ocorreu no México e América Central (ver vigésima quinta e vigésima sétima aula do semestre)
Blog para o "Registro da Prática" (Diário de Classe) do professor
Donarte Nunes dos Santos Júnior,
da EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADUTOS, da EMEF JEAN PIAGET,
Prefeitura Municipal de Porto Alegre – SMED/ RME
Assinar:
Postar comentários (Atom)
ATIVIDADE DA 2ª QUINZENA: de 16 a 27 de ago.:
INSTRUÇÃO: LEIA O TEXTO ABAIXO COM ATENÇÃO, BEM COMO, OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES. AO FINAL DO MESMO, FAÇA O QUE SE PEDE: OS TIPOS DE MIGRAÇÃO AP...
-
A aula de hoje, que foi com base na Roda de Leitura e na aula expositiva dialogada acerca daquilo que emergia da leitura, resumi-la-ei da s...
-
Aula na qual foi dada sequência à leitura da obra GALEANO, Eduardo. As Veias Abertas da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007, e...
-
Aula na qual, como na anterior , foi dada sequência à leitura da obra, de: GALEANO, Eduardo. As Veias Abertas da América Latina. Rio de Jan...
Nenhum comentário:
Postar um comentário