Através de aula expositiva dialogada e de dinâmica de roda de leitura, conforme última aula, estudou-se elementos que emergem da obra "As Veias Abertas da América Latina", de Eduardo Galeano, a saber:
- o Brasil como o maior produtor de açúcar, e, simultaneamente, como o maior recebedor de afluxo de escravos
- a sociedade colonial brasileira: Pernambuco e Bahia
- os primeiros senhores de terra do brasil
- o financiamento holandês
- o exaurimento das terras
- a dilapidação das matas (da Bahia ao Ceará (Mata Atlântica))
- as rebeliões escravas e as crise do açúcar
- a improdutividade dos solos, pois, os colonizadores só se importavam com o açúcar e a extinção de tipos vegetacionais comestíveis (semelhantemente ao que ocorreu no México e América Central (ver vigésima quinta e vigésima sétima aula do semestre)
Blog para o "Registro da Prática" (Diário de Classe) do professor
Donarte Nunes dos Santos Júnior,
da EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADUTOS, da EMEF JEAN PIAGET,
Prefeitura Municipal de Porto Alegre – SMED/ RME
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7ª AULA: AS FUNÇÕES DO ESTADO!
Nesta aula vamos ler um pouco sobre as Funções do Estado , ouu seja, o que compete ao Estado fazer e como. Nossa leitura pode ser acessada p...
-
O professor falou sobre a retomada (1492), ou ainda, a reconquista da Península Ibérica. Através de desenhos, no quadro magnético, o prof...
-
Prezados, eis que se inicia o nosso Ano Letivo , o nosso Semestre !!! Fiquem ligados que, em breve, teremos, também por aqui, materiais par...
-
Aula na qual os alunos trabalharam leitura e interpretação de texto. O texto trabalhado foi do livro didático e versava sobre a urbanismo e ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário